quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A luta continua I


Pois é, hoje de manhã estava eu a ouvir um fórum de uma estação de rádio em que o assunto era a greve dos Professores e Educadores de Infância e o motivo da "nossa" luta. Telefonaram para lá muitos Pais (muitos deles assumidamente eleitores assíduos do P.S), zangados com a luta dos Docentes. Na opinião de alguns deles esta classe devia "comer e calar", muitos deles não sabem do que se trata, mas as greves dos Docentes são muito chatas, porque estando eles em greve, não sabem a quem "deixar" os filhos e esse é o seu verdadeiro drama, porque para alguns os Docentes além de lhes transmitirem conhecimentos e competências académicas e sociais ainda têm que fazer muito do trabalho que deveriam ser eles a fazer. Alguns evocam que as suas condições de trabalho são más e ganham pouco e, por causa disso, os Professores e Educadores deveriam ficar caladinhos e não se manifestar, porque mesmo assim são uma classe com muita sorte. Acham que os Professores e Educadores são manipulados pelos sindicatos, que os sindicatos querem protagonismo e que estão a politizar a educação. Meus(minhas) senhores(as) não façam confusão, aquilo que o governo quer é baixar a despesa na educação, tem sido assim com fecho das Escolas e é assim com o modelo de avaliação que nos querem impor, não estão preocupados com a qualidade da Educação, querem é que despesa diminua, à custa dos Alunos e dos Docentes. Mas por outro lado, como propaganda politica, facilitam as provas aos Alunos, para que eles passem de ano sem grande esforço, facilitam o acesso ao Ensino Superior e "dão" diplomas do 9º e 12º a quem os quiser (Novas Oportunidades). Desta forma a estatística diz que as crianças em Portugal abandonam menos as escolas e o nível da aproveitamento é muito melhor (assim não custa...). Por este andar toda a gente vai ter cursos superiores em Portugal, mesmo que nada saiba acerca da sua formação.

Os Professores e Educadores querem a suspensão DESTE modelo de avaliação, que a maioria das pessoas já entendeu que não serve e querem que um novo modelo seja negociado, não implementado, assim como querem a revisão do Estatuto da Carreira Docente. Penso que o governo já entendeu que este modelo não serve, mas não querem dar o "braço a torcer", escudam-se na maioria absoluta, aplicam a sua arrogância, acusam os sindicatos e tentam colocar o Professores e Educadores contra Professores e Educadores.

O governo ainda não entendeu que isto não é politica, é a luta pelos direitos de uma classe, nem todos os Professores e Educadores são do P.C.P ou do B. de Esquerda, a maioria dos cerca de 120 mil votou neste governo. Mas se o governo continuar na sua pose arrogante, no seu ataque a esta classe tão importante da nossa sociedade, dificilmente vão contar com o voto de toda essa gente e das pessoas que entendem esta luta e que compreendem esta classe.

A luta continua...


Sem comentários: